O que esperar dos acasalamentos?


Conheça o sistema de julgamento do cavalo pampa brasileiro de sela


 
Artigos


1)A importânica da Psicologia Equina no treinamento e apresentação em exposições.

2)Adestramento profissional - Base para uma marcha de qualidade

3)Treinamento da marcha em animais jovens

4)Treinamento da marcha em animais adultos


soon...






 

CONFORMAÇÃO


   O cavalo pampa marchador brasileiro, que está sendo formado pela ACMM - Associação do Cavalo Malhado Marchador, tem dois tipos morfológicos distintos, de acordo com os padrões raciáis das raças de origem: Mangalarga Marchador ou Campolina. Da mistura destas duas bases genéticas surgirá uma futura raça: CAVALO PAMPA MARCHADOR BRASILEIRO, que terá o padrão racial de um Mangolina, de altura média em torno de 1,57 para machos e de 1,50 para fêmeas, cabeça de comprimento intermediário, entre as típicas das raças Campolina e Mangalarga Marchador, perfil de chanfro podendo variar do retilineo ao suavemente concavilineo ou suavemente convexilneo, orelhas de formato atesourado ou lanceolado, de comprimento médio, pescoço longo, levemente rodado, tronco compacto, de dorso lombro curto a médio, garupa longa, suavemente inclinada, membros fortes, de ossatura delicada, porem sólida e de articulações bem definidas. O andamento ideal será aquele de tríplice apoios bem definidos, avaliados pelo ANALOC - E - Analisador Eletrônico de Andamento, como garantia da preservação da marcha de qualidade, podendo ser uma boa marcha do tipo picada, de centro ou a batida classica, mas jamais uma marcha batida com excesso de diagonalidade, o que se traduz em atritos verticais para o desconforto de cavaleiros e amazonas.

   No caso da seleção orientada pela ABCCPAMPA - Associação Brasileira dos Criadoares do Cavalo Pampa, desde a sua fundação, até o final do ano 2000 vinham sendo utilizados dois padrões raciais para o Registro Genealógico, sendo os animais divididos nas categorias Serviço e Lazer (SL) - animais de andamento marchador, e Serviço e Esporte (SE). - animais de andamento trotado. A partir do ano 2000, a associação optou pela fusão dos dois padrões raciais, e qualquer acasalamento passou a ser permitido para efeito de Registro Genealógico, inclusive com a aceitação de animais de sangue exótico, tais como Puro Sangue Ingles, Anglo-Arabe, Arabe e até mesmo o Quarto de Milha.




Exemplar pampa de origem Mangalarga. Notar a estrutura óssea-muscular mais desenvolvida. Na foto, o garanhão Jade do Jaó.

 

Click Aqui Para Ampliar
Exemplar pampa de origem na raça Mangalarga Marchador. Notar a estrutura óssea-muscular mais leve. Na foto, o garanhão Barão WT.


 


 

      Home
      Origem
      Conformação
      Andamentos
      Como Registrar
      Mundo Pampa
      Mercado Pampa
      Pampas À Venda
      Vitrine de Haras
      Biblioteca
      Videoteca
      Cursos
      ACMM
      Loja Virtual
      Artigos Técnicos
      Fale Conosco



soon...



 

este site é propriedade da Equicenter
produzido pela RDAtecnologia
texto: Lúcio Sérgio de Andrade - Zootecnista
© 2001 todos os direitos resevados.