Cllick Aqui Para Ampliar

Lúcio Sérgio de Andrade | Zootecnista - CRMV 11-136/Z

     Dentre as pelagens dos equinos, talvez a pampa seja a mais atrativa, devido á beleza de suas variedades de combinações coloridas. Tecnicamente, é uma pelagem que se insere no grupo das Conjugadas. A conjugação pode ser bicolor ou tricolor, com base na intercalação da cor branca com outras pelagens básicas (castanha, preta e alazã). Mas também pode ocorrer a conjugação da cor branca com as pelagens diluídas (baias) ou com as pelagens Compostas (tordlha, rosilha e lobuna). A diferença em relação à uma pelagem Composta é que essa tem duas cores em um mesmo pêlo.

     Na pelagem Pampa as malhas brancas geralmente encontram-se distribuídas de forma variada, mas com tendência às formas circular e ovalada, sendo mais comum envolver ambos os lados da garupa, dorso-lombo e/ou pescoço. Frequentemente, os animais de pelagem Pampa são quatralvos (os quatro membros calçados de branco) e a cabeça é de cor sólida, podendo ocorrer algum tipo de sinal branco (estrela, luzeiro, filete, cordão, frente aberta, beta ou bebe em branco).

     Torna-se oportuno ressaltar que os sinais brancos localizados apenas na cabeça e/ou nos membros são tecnicamente considerados como particularidades possíveis de ocorrer em quaisquer pelagens e, portanto, não caracterizam necessariamente um indivíduo como sendo portador da pelagem Pampa. Já na pelagem Appaloosa, que também é Conjugada, as manchas são de cor escura, pequenas e arredondadas, distribuídas sobre a cor branca.

     Na literatura internacional, os cavalos de pelagem Pampa são denominados de Tobianos, existindo ainda outros dois tipos: Overo e Tovero. No primeiro caso, as manchas brancas são quase sempre irregulares, mais dispersas em tamanhos e formas variadas, com tendência a partir do ventre e raramente cruzando de um lado a outro entre o pescoço e a cauda. A cabeça pode ser totalmente branca, com manchas de cor sólida envolvendo os olhos, orelhas e nuca. Olhos azuis são muito comuns nos "Overos. Já no segundo caso, do "Tovero", ocorre uma combinação entre as estampas de ambos, o "Tobiano" e o "Overo

     No Brasil, a ABC PAMPA - Associação Brasileira do Cavalo Pampa, executa o Serviço de Registro Genealógico da raça com base em quatro grupos de pelagem Pampa:

1 - Pampa de preta (ou outra pelagem) - Quando as manchas brancas predominam, cobrindo área superior a 50%.

2 - Castanha Pampa (ou outra pelagem) - Quando a cor sólida domina, com as manchas brancas perfazendo até 50% da superfície do pescoço e/ou tronco.

 

Click Aqui Para Ampliar
3 - Alazã rosada pampa (ou outra pelagem sólida) - Quando a área branca ocorre na forma de pintas pequenas, bem distribuídas por todo o corpo, perfazendo menos de 50% da área total. Se área de pintas for maior, a denominação será Pampa alazã rosada.

 

Click Aqui Para Ampliar
4 - Castanha Chita Pampa (ou outra pelagem sólida) - Quando as manchas brancas são de formato irregular, não ultrapassando de um lado a outro entre pescoço e cauda, atingindo até 50% da superfície. No caso das manchas brancas ocuparem mais de 50% da área total, a pelagem será denominada de Pampa Alazã Chita (ou outra pelagem sólida, se for o caso).

 

Click Aqui Para Ampliar
Observar a égua à frente, à direita, suas manchas brancas são de formato irregular, não ultrapassam de um lado a outro, e ocupam menos de 50% de área em relação à área ocupada pela pelagem castanha.


Voltar